Logística

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Redução de Custos

sábado, 11 de julho de 2015

Meta e Previsão de Vendas Planejamento e Controle de estoque em Logística


Fernando Sobral
Muitas expansões do armazém poderiam ser evitadas se o planejamento de estoque fosse mais bem elaborado. A demanda de espaço às vezes é causada pelo crescimento do negócio, mas às vezes são provocadas pela falha na previsão de vendas, ou melhor, dizendo, pela falta de cumprimento das metas de vendas.
A logística busca exatamente oferecer a disponibilidade de produtos com redução dos ativos. Normalmente, o principal ativo é o capital de giro empatado nos estoques.
Os critérios para determinação de previsão de venda são diferentes daqueles que estabelecem metas de vendas.
Para estabelecer a previsão de vendas, as empresas, se pautam geralmente no histórico de vendas, tipos de produto, situação do mercado, concorrência, política de preços entre outros. Ou seja, o profissional de previsão de vendas estabelece parâmetros e modelos matemáticos, para não comprar ou produzir demais ou de menos, Ele procura não perder vendas por falta de mercadorias ou empatar um montante muito grande de capital de giro em artigos que ficarão paradas nos estoques.
O estabelecimento de metas é determinado pela vontade da força de vendas, ou muitas vezes pelo dono da empresa. A pergunta básica é: Quanto você quer faturar no final de cada mês? O critério obedecido é o do desejo versos o esforço. Para atender as metas de venda, a empresa estabelece critérios visando à melhoria dos níveis de serviço, ou da disponibilidade de mercadorias e serviços.
Por vezes o desejo não se encaixa a realidade e a empresa acaba “micando” com um elevado nível de estoque. O problema gera falta de espaço para armazenagem, transtornando o gerente de logística.
Cabe ao gerente de logística, por um lado, interferir no devaneio dos vendedores, trazendo-os para a realidade dos fatos. Por outro lado, estabelecer desenhos do fluxo de mercadorias e informação que possibilite o devaneio, dentro de um quadro que os estoques fiquem minimizados, porém sem perdas de vendas por falta produtos.
Portanto, a primeira orientação na solicitação de crescimento do armazém é a revisão da política de vendas. A atuação do gerente de logística é muito importante. Quando existe uma confluência entre vendas e logística a redução de custo na operação se torna realidade.